Rotina na Educação Infantil.



Rotina na Educação Infantil

Olá! Abordaremos questões a respeito da rotina na Educação Infantil.

Começamos o ano tumultuado naquela loucura pensando nossa como eu vou organizar o meu planejamento para minha nova turma que está chegando. 

Pensando na Educação Infantil a gente já começa a pensar nas questões de adaptações e com isso vem uma coisa importante, algumas ações pedagógicas se fazem extremamente necessárias para dar início a essa nova jornada, esse novo período de ano letivo, e entre elas está a nossa querida rotina muito presente e deve está presente sempre na época e no período da Educação Infantil. 

Porque hoje a gente vai falar algumas questões da importância dessa rotina está organizada previamente e o que ela traz de benefício tanto para o trabalho do professor como também para o desenvolvimento dos nossos alunos.

Bom quando nós falamos em rotina nós estamos pensando na questão de como organizar o tempo dessa criança o tempo que ela permanecerá nesta instituição, pensando sempre que esse tempo vai ser sempre o tempo de aprendizado e desenvolvimento e aí quando a gente pensa nisso eu trago autora Proença que traz para a gente o seguinte a respeito da rotina, que a rotina estruturante ela é como uma Âncora do dia a dia capaz de reestruturar o cotidiano e representar para criança e para os professores uma fonte de segurança e de previsão do que vai acontecer, ela norteia, organiza e orienta o grupo no espaço escolar diminuindo ansiedade a respeito do que é imprevisível ou desconhecido e otimizando o tempo disponível do grupo.

A partir desse trecho né da Proença a gente já pode perceber a importância que essa rotina tem para estruturar o ambiente, estruturar as ações que ocorreram neste ambiente de aprendizado e aí pensando nisso eu elenquei alguns pontos para trazer para vocês que deslustra essa real importância da rotina.

Primeiro deles é pensar na questão da segurança. Na segurança de quem? Do professor também, mas principalmente na segurança dessa criança ela está chegando num ambiente novo principalmente quando as crianças não freqüentam a Educação Infantil, não freqüentam uma escola, estão saindo da escola e aí neste momento passam a ficar um bom tempo longe da família da mãe do pai um ambiente totalmente diferente com uma pessoa que ela não conhece, então ela chega nesse ambiente insegura buscando procurando o que ela pode fazer para poder se acalmar e a partir do momento que essa rotina começa a ser internalizada por essa criança ela passa a ter mais segurança porque ela vai saber o que vai acontecer, ela sabe os passos, bom eu sei que eu vou chegar, que eu vou ter determinadas atividades que depois dessa atividade vem o lanche e depois do lanche vem a escovação, então ela passa se sentir mais seguro porque ela sabe o quê vai acontecer nada vai ser para ela imprevisível. 

Outra questão é pensar no desenvolvimento da autonomia dessa criança a partir do momento que ela sabe o que vai acontecer ela se torne uma criança mais autônoma, ela sabe que ela já vai ter que retirar, que buscar a escova os materiais de higiene, depois do lanche, ela sabe que ela vai ter que sentar em roda no início da aula para conversar sobre o seu dia a dia, então ela passa a ficar mais independente, mais segura, mais independente, então a gente começa a trabalhar a autonomia dessa criança, tranquilidade também porque ela se sente mais tranquila a partir do momento que eu sei o que eu vou fazer, para onde eu vou, com quem eu vou, quem vai estar comigo, já conheço todo o ambiente da instituição, isso gera uma tranquilidade e consequentemente controla aquela ansiedade em saber o que vai acontecer para onde eu vou, que atividade que a professora vai passar, como eu devo me importar, se eu posso fazer isso, eu não posso fazer isso, então ela passa a ser mais segura te ter mais autonomia e independência nas suas ações e por outro lado juntamente com isso controla aquela ansiedade infantil de ficar perguntando, tio, tio, tio, aquele desespero que a gente vê no primeiro dia, ficam ansiosos para saber para montar material, para fazer tudo ao mesmo tempo, para utilizar tudo que tem dentro da sacola, então a gente percebe que essas questões são importantes, então a rotina ela vêem para trazer essa segurança para essa criança e logicamente também né, em contra ponto com isso o trabalho desse professor passa a ser mais organizado a partir dessa rotina, ele consegue estabelecer mais em que momentos em que situações e determinadas experiências cabe melhor o momento que a criança tá mais tranquila que ela chegou, que atividade fazer no final da aula quando falta aqueles 15 minutos para embora que eles estão desesperados não vendo a hora da mãe do pai chegar, então assim para o professor também é ótimo para organizar o seu planejamento e pensar o que fazer em cada momento.

Por outro lado a gente tem que tomar um pouco de cuidado que algumas instituições trazem para a gente a rotina de uma forma muito presa com uma camisa de força, 15 minutos para isso, 20 minutos para aquilo, 30 minutos para isso, a criança deixa perde o tempo perde o momento de ser criança, ela fica fixada naquilo 15 minutos pra isso, ela precisa de um pouco mais de tempo pra se apropriar, a gente sabe que a criança tem um tempo principalmente os menores  o tempo de concentração menor, então as atividades têm que ser feitas pensando nisso, mas por outro lado elas demoram um pouco mais de tempo para compreender e internalizar aquela experiência e aprender com ela, então a gente tem que pensar que nós estamos lidando o tempo todo com criança, então as rotinas elas devem ser organizadas pensando em proporcionar o desenvolvimento dessas crianças e não em organizar as formas de fazer o máximo de coisa no menor tempo possível só para mostrar que fez algo por que as coisas têm que ser pensado no desenvolvimento dessa criança e correr contra o tempo e tornar essa rotina uma camisa de força só proporcionará ao contrário e não proporcionar ao desenvolvimento deles.

Material completo para Educação Infantil II e III.
10 Apostilas somando 892 PÁGINAS com atividades e jogos para ser trabalhado o ano letivo de 2019 com crianças de (3/4 anos). Digital – PDF.
Essas apostilas podem ser adquiridas EM ATÉ 12 X 26,42 NO CARTÃO DE CRÉDITO por esse link promocional: http://bit.ly/2BzTn0R
Coloco-me à disposição para o que for necessário.         

Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas